Circular Pocket

O Blues invade Maringá

25/10/2017 | Texto: Daniela Giannini | Foto: Divulgação

Compartilhe



Mais do que um gênero musical, o blues é um dos fenômenos mais importantes da cultura afro-americana, e teve forte influência no desenvolvimento de grande parte dos ritmos do século XX, como o jazz, o rock e até o country.

De uns anos pra cá, esse som tem encontrado cada vez mais espaço na cena musical de Maringá. Prova disso é que a cidade recebe, no dia 23 de setembro, a segunda edição do Maringá Blues Festival, evento que vai reunir cinco atrações de peso no Clube Hípico: os norte-americanos Omar Coleman Band (EUA) e JC Smith (EUA), os paranaenses Amigos do Blues e Luke de Held, além da prata da casa, a banda maringaense Isaac Abeche & Os Encanadores do Blues.

Organizado pelos músicos Isaac Abeche e Paulinho Schoffen, a 2ª edição do Maringá Blues Festival foi reformulada pensando em favorecer a interação do local com os artistas e o público. “Buscamos bandas e artistas de qualidade e que expressam a pureza do blues, com sentimento e vivacidade”, explica Isaac. O evento vai contar com uma praça de alimentação com foodtrucks e dois palcos - um interno e um externo - que vão intercalar shows. Além disso, a disposição das mesas foi pensada para melhorar a visão do público, e quem estiver na pista vai ficar em contato direto com o palco.

Maringá Blues Festival
A primeira edição do Maringá Blues Festival aconteceu em novembro do ano passado e reuniu mais de mil pessoas, que assistiram aos shows de Anika Chambers (EUA), JJ Jackson (EUA) e Igor Prado Band. Mas a movimentação que precedeu a criação do festival já vinha acontecendo desde 2014, quando Isaac Abeche organizou seu primeiro evento do gênero por aqui, trazendo o cantor e guitarrista norte-americano Lurrie Bell, ganhador de três prêmios Grammy.

“Depois disso, junto com meu grande amigo, gaitista, parceiro de som e blues, João Fortes, formamos a Chess Produções, com o intuito de trazer para Maringá artistas do gênero.”, conta Isaac.  E não pararam mais: só em 2015, organizaram shows com 13 artistas – quatro internacionais e 9 atrações brasileiras. Até que, em novembro daquele ano, o primeiro passo oficial para o Maringá Blues Festival foi dado em uma festa de lançamento com show da banda Mr. Sipp Band (Mississipi, EUA), ganhadora do Grammy de Melhor Álbum de Blues e de Artista Revelação em 2016.




“O evento é uma oportunidade de aproximar o público maringaense do blues, que inclusive é um público que vem crescendo desde que comecei a ter contato com ele (...). É importante para a cidade sediar o Blues Festival para fortalecer a diversidade e tudo que ela trás junto com a música.” - Isaac Abeche





Quem toca?

Omar Coleman | Chicago, EUA
Omar Coleman é um dos principais nomes da nova geração do R&B e destaque nos maiores festivais de blues da atualidade. O músico começou a carreira acompanhando lendas como Louisiana Red, Hubert Sumlin e John Primer. Coleman faz uma mistura do Chicago Blues tradicional com o soul e o funk e será acompanhado pelos músicos paulistas Nicolas Simi (guitarra), Marcos Kliss (contrabaixo) e Alexandre Papel (bateria).


J.C. Smith | California, USA
O som de J. C. Smith vai do Jumpin Blues ao antigo soul, e é guiado pelos mestres T-Bone Walker, Albert King e Johnnie Guitar Watson. O músico já trabalhou e dividiu o palco com artistas como Hubert Sumlin, B.B. King, Buddy Guy, Buddy Miles, Son Seals Willie Bigeyes Smith e Pinetop Perkins.


Isaac Abeche e os Encanadores do Blues

Formada por Isaac Abeche (voz e guitarra), João Fortes (gaita), Eulas Venceslau (bateria), Paulo Machado (contrabaixo) e Claudio Caldeira (saxofone), banda transita pelo blues com derivações na linha do jazz, funk e R&B. Já tocaram com grandes nomes da música nacional e internacional, como Lurrie Bell, Robson Fernandes, Décio Caetano, Cachorro Grande, JJ Jackson, Jimmy Burns, Igor Prado Band e Annika Chambers.


Amigos do Blues
Formada por amigos que colaboram juntos em diversos projetos musicais desde a década de 1990, a banda é formada por Alexander Gonçalves (baixo e voz), Carlos Gonçalves (bateria), Teodoro Toledo (guitarra e voz) e Luciano Blues ( guitarra, gaitas e voz). O repertório presta homenagens aos grandes clássicos do blues com releituras, e trabalhos de músicos menos conhecidos.


Luke de Held
Com 33 anos de história musical, o guitarrista londrinense prepara o lançamento de seu novo álbum ‘The Redland Son’, uma continuação musical do aclamado álbum de estreia ‘Blues from Redland’, de 2015. Com uma sonoridade fortemente influenciada pelo blues e rock clássicos, com uma leve pegada psicodélica, Luke toca ao lado da Lucky Band, formada por Sara Delallo (contrabaixo), Diogo Morgado (guitarra e voz) e Wellington Souza (bateria). 
 



Maringá Blues Festival 2ª Edição
Data:
23 de setembro de 2017
Local: Clube Hípico | Rodovia BR 376, s/n. Km 130
Horário: 21h
Censura 18 anos


GOSTOU? AQUI TEM MAIS!